Recrutar Pessoas no Multinivel: o Principal Motivo de Você Não Conseguir

Tempo de leitura: 8 minutos

Você sabe o principal motivo de você não conseguir recrutar pessoas no multinivel como gostaria?

recrutar pessoas no multinivel
Mais uma ativação mensal chegando e eu não recrutei ninguém… e agora?

Vou te apresentar o motivo e você me diz se é por isso que você tá com dificuldades de recrutar pessoas no multinivel, combinado?

História ensina sobre recrutar pessoas no Multinivel

Li um livro recentemente que contava a história de 2 vendedores. O Pedro e o Carlos. Ambos eram muito bons no que faziam e trabalhavam para a mesma empresa, uma incorporadora. Entretanto, tinha uma coisa que incomodava MUITO o Carlos.

Sempre que o um grande negócio precisava ser apresentado à um grupo de investidores, o chefe da incorporadora nunca escolhia o Carlos. Ele nunca entendia o motivo!

“Eu trabalho na mesma empresa há 20 anos, sei toda a história dela, tenho o mesmo treinamento, visto as mesmas roupas, sou dedicado, mas eu nunca sou escolhido. Não é possível! O que será que o Pedro tem que eu não tenho?!”, ele se perguntava indignado.

O que será que o Pedro tem que o Carlos não tem?

O Pedro, de fato, tinha um diferencial. Não é atoa que ele sempre era mandado no lugar do Carlos para fechar grandes negócios. Não era dom. Não, nada desse tipo.

Ele tinha desenvolvido a habilidade de criar EMPATIA. E é muito provável que essa seja a habilidade que está te impedindo de ser o “Pedro” da história. Fica ligado que isso tem TUDO a ver com recrutar pessoas no multinivel.

O que Carlos fazia

O Carlos cometia um erro clássico. Sempre apresentava o plano de incorporação para os investidores de forma totalmente racional.

  • Números;
  • Contas;
  • Planilhas;
  • Gráficos e tudo que se tinha direito…

Já está começando a perceber onde você pode estar errando? Você é do tipo que abre os slides durante o plano e começa a cuspir informações sobre números do mercado, faturamento da empresa, quantos distribuidores tem e coisas do tipo?

Cuidado! Você muito provavelmente está afastando o seu candidato mais do que aproximando.

O que Pedro fazia

O Pedro, diferentemente, “estudava” o seu cliente antes de apresentar o plano:

  • Buscava suas necessidades (dores);
  • Entendia a história dele;
  • Entendia os gostos e desejos dele;
  • Pesquisava o time para o qual ele torcia.

Antes de abrir qualquer planilha, gráfico ou número, Pedro conversava com o cliente e puxava algum assunto do interesse desse cliente (previamente pesquisado), gerando uma empatia instantânea!

Depois disso, a parte dos números era “irrelevante” porque o cliente já tinha “comprado o Pedro” antes mesmo de ver qualquer plano.

Eu te pergunto:

O seu prospecto está te comprando antes de ver o plano da sua empresa? Você está gerando empatia, entendendo as necessidade e desejos do seu prospecto? Hoje, você é o Pedro ou o Carlos? Está enxergando qual a importância disso para recrutar pessoas no multinivel?

Eu costumo dizer que existe dois tipos de distribuidores: o Distribuidor Rambo e o Distribuidor Atirador de Elite. Olha a diferença entre eles:

Distribuidor #1: Rambo

Esse cara é aquele distribuidor que mal cumprimenta o convidado na hora de mostrar o plano. Ele já chega abrindo o computador e metralhando o coitado com informações que não fazem parte do cotidiano dele. Resultado? Você não consegue gerar empatia e não consegue a atenção do seu prospecto.

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Distribuidor Rambo: atira pra tudo quanto é lado esperando que vá acertar em alguma necessidade do prospecto.

Esse distribuidor vai cadastrar MUITO menos do que o distribuidor #2 (atirador de elite). Esse cara vai ter muito desgaste durante sua jornada no multinivel. Na verdade, é muito provável que a jornada seja curta, pois ele vai apresentar trocentos planos e vai cadastrar muito pouco. A probabilidade de desistência é alta quando você é o rambo.

Esse caso tem solução!

Solução

Pra contornar esse problema, aplique a técnica do F.O.R.M* da maneira correta na hora do convite! É ali que você descobre quais as necessidades pelas quais o seu prospecto está passando.

Ok, já marquei a apresentação mas não apliquei o FORM, e agora? Agora é mais fácil ainda! Na hora que você sentar com seu prospecto, simplesmente CONVERSE com ele!

“Conversar? Mas eu tô ali pra mostrar o plano!”

Calma… não precisa ter pressa, multinivel não é uma corrida de 100m. Converse com seu prospecto e entenda as necessidades dele, deixa ele te dizer o que ele está precisando, e aí você vai com tudo, certeiro em cima daquela necessidade que ELE vai te dizer!

*Eu falei um pouco sobre isso aqui nesse artigo sobre como recrutar pessoas sem tempo.

Dessa forma a chance de cadastrar é MUITO maior. Você pára de atirar para tudo quanto é lado e vai direto no ponto que interessa para ele. Isso pode ser: pagar o aluguel de um apartamento maior, colocar o filho numa escola melhor, pagar prestação do carro, sair do emprego, etc.

É assim que o distribuidor atirador de elite trabalha para recrutar pessoas no multinivel.


*A propósito, se você não sabe fazer um F.O.R.M, não sabe os segredos na hora de mostrar o plano e está com dificuldade em fazer um fechamento, eu sugiro que você assista a Melhor Palestra de Recrutamento de 2016 com o Edmundo Roveri (nº1 da Ares Perfumes).

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Melhor Palestra de Recrutamento de 2016. Aprenda a: • Fazer a lista da forma correta • Convidar (F.O.R.M) • Segredos para Mostrar o Plano • Técnica do Fechamento Invertido (melhor técnica)

Distribuidor #2: Atirador de Elite (Sniper)

Esse cara é aquele distribuidor que trabalha estilo o Pedro da história! Ele faz o dever de casa antes, na hora da missão (mostrar o plano), ele já sabe exatamente onde atirar!

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Distribuidor Atirador de Elite: só atira quando tem certeza onde deve atirar. Ele já identificou as necessidades do prospecto antes de começar o plano.

É na hora do F.O.R.M que você vai descobrir o calo do seu prospecto. É ali que o seu foco vai estar na hora do plano! Dá uma olhadinha nesse vídeo do Leandro Ahmed (nº1 da L’BEL), em que ele fala os “Segredos para Mostrar o Plano”.

É muito importante ESCUTAR o seu prospecto na hora do plano. Ele vai te dar o sinais sobre onde você deve focar durante o plano: se é na venda ou na formação de equipe.

“Bom, e a necessidade do prospecto identificada no F.O.R.M, o que faço com ela?”. É bem simples usar isso ao seu favor.

Exemplo de como usar necessidade para recrutar pessoas no multinivel

Imagina que você vai sentar com o João para mostrar o plano para ele e na ligação você já identificou que:

  1. João está com MUITO medo de perder o emprego dele pois a crise que afetou o setor que ele trabalha;
  2. João mora de aluguel, é recém-casado e tem um filho pequeno.

Na hora de sentar pra conversar com o João sobre o plano da empresa você vai falar assim:

“João, você me disse algo que me preocupou muito! Você me disse que mora de aluguel e tá com medo de ser demitido por causa da crise né? Deixa eu te perguntar… você já tem um Plano B caso isso aconteça? Como você vai pagar aluguel e sustentar sua esposa e seu filho pequeno (melhor ainda se você souber os nomes deles)?”

Nessa pré-conversa, você já relembrou o João de que ele precisa de um Plano B, pois caso ele seja demitido, ele terá sérios problemas dentro de casa. Em seguida, você continua:

“Se você tá aqui é porque você tá pensando em como contornar essa situação e eu vou te mostrar como você pode pagar o seu aluguel desenvolvendo uma oportunidade em paralelo, sem prejudicar o seu emprego atual.”

A partir daí, você acha que ele vai prestar atenção no plano ou não?!

Você acha que ele está ligando para os números que a sua empresa faturou no último ano ou ele está ligando pro planejamento passo a passo que você vai traçar junto com ele para ele pagar o aluguel dele em paralelo com o emprego?

Conclusão

Bom, eu acho que você já pegou a ideia! Eu tenho certeza que se você usar essas técnicas, suas chances de cadastrar vão aumentar MUITO. Essa técnica simples vai mudar o seu negócio completamente.

E aí? A partir de agora, você prefere ser quem? O Distribuidor Rambo ou Distribuidor Sniper? Fica a seu critério…

Um forte abraço!

 p.s  não se esquece que temos vídeos com sacadas rápidas e práticas (videos novos toda semana) no nosso canal do YouTube. Clica aqui pra assinar e ficar por dentro quando um vídeo novo sair.

 p.p.s  eu não sei qual sua habilidade em recrutar pela internet, mas nós temos um treinamento gratuito que ensina a fazer seus primeiros cadastros pela internet, dá uma olhadinha aqui.

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