Marketing Multinivel no Brasil e o Poker, o que os dois tem a ver?

Tempo de leitura: 4 minutos

Poker é um jogo de baralho Americano muito tradicional, e apesar de ser um jogo de baralho, ele tem MUITO em comum com o marketing multinivel no brasil e no mundo todo. Depois que você ler esse artigo, você vai concordar comigo.

marketing multinivel no brasil e poker
O que o Marketing Multinivel no Brasil e o Poker tem a ver?

Poker x Marketing Multinivel no Brasil (e no mundo): jogos de números

Exatamente como no Poker, o Multinível é um “jogo” de números. Há várias maneiras de explicar isso, mas do jeito que eu gosto, o desenho seria um funil (falo disso mais pra baixo).

Se você já me conhece há mais tempo ou participou de alguma aula ao vivo nossa, você sabe a pegada que nós temos em relação a recrutamento no multinivel. Você sabe que odeio motivação vazia sem técnica por trás. It’s a numbers game!

Os maiores jogadores de Poker são/foram aqueles que estão focados no longo prazo. Eles usam os números a seu favor.

No Multinivel também! Coincidência? Acho que não… Deixa eu te explicar de uma maneira fácil.

No baralho, temos 52 cartas. Apenas 4 delas são áses. No Multinivel, os áses são os líderes que fazem o negócio sem você.

A probabilidade de encontrar um ás no baralho é pequena. Assim como encontrar um “diamante” é difícil. Isso não é exclusivo pro marketing multinivel no brasil, mas no mundo todo! É probabilidade. Simples assim.

Com o foco no longo prazo, você entende, assim como um jogador de Poker (profissional), que o ás na última mão pode virar o jogo. Com isso, você foca no processo, ou seja, naquilo que está sob seu controle.

O Processo que está sob seu controle

Sabe o que está sob seu controle, seja no marketing multinivel no brasil ou em qualquer lugar do mundo?

  • Contactar (não é o mesmo que convidar)
  • Convidar
  • Mostrar o plano
  • Fechar
  • Acompanhar
  • Duplicar

Nessa jornada, você vai encontrar muitos 2, 3, 4, 5… essas são as “uvas que vão cair e ficar pelo caminho”. São as pessoas do seu time que você fica ligando pra ir pra reunião, tem que implorar pra levar convidado, convencer de participar dos treinamentos…Aquelas pessoas que simplesmente não fazem o que deve ser feito!

E eu vou repetir… isso não é exclusivo do marketing multinivel no Brasil. São as regras do jogo no mundo todo!

“Hugo, e se eu virar o baralho todo e não sair o ás?”

Pega outro baralho e continua virando! Se não, você vai fazer o quê?! Voltar pro emprego/atividade que você já se convenceu que odeia?

Entenda o Funil

Marketing Multinivel no Brasil funil comercial
Como funciona o funil comercial no Marketing Multinivel

O jogo é um funil!

  • Nem todo mundo vai te atender
  • Nem todo mundo que atender vai sentar pra ver o plano
  • Nem todo mundo que ver o plano vai entrar
  • Nem todo mundo que entrar vai fazer

Entenda: é a vida! É assim mesmo!

A partir do momento que você entende isso, você esquece dos 2, 3, 4, 5… seu foco passa a ser em acelerar o processo e “jogar mais gente” pra dentro do funil. Virar mais cartas. O ás aparece em algum momento.

Então diamante, entenda seus números! De 10 planos, quantos se cadastram? Já tem o número? Agora acelera!

Se você não tem seus números, é fundamental que você comece a anotar pra poder ter métricas para analisar.

E se a pessoa ver o plano e não quiser fazer multinivel?

O cara viu o plano e não quer? Arranca pelo menos 10 nomes dele. Essa é a fórmula da lista infinita. Cada não que você toma são 10 novos entrando na boca do funil.

O jeito que eu recomendo fazer? All in! Vai com tudo! Ou faz direito ou não faz. Você entrou no multinivel pra fazer ou pra ficar indo pra reunião assistir o mesmo plano pro resto da vida sem convidados?

Me responde: você tá cansado e frustrado de não ter encontrado os seus áses? Eu sugiro fortemente que você fique ligado aqui no nosso blog e no canal do YouTube do Congresso Brasileiro de Multinivel. Sempre tem conteúdo novo.

Resumindo a conversa

Entenda que o multinivel é um jogo de números e foque 100% no funil (o processo), dessa forma você não se frustra e entende seus números. A partir do momento que você tem suas conversões, você consegue entender quantos cadastros você vai fazer a medida que você mostra os planos.


Se você quiser melhorar seu recrutamento, eu sugiro que você leia os outros artigos aqui do blog:


Um forte abraço e até breve!

p.s eu não sei se você chegou a ver, mas eu disponibilizei a melhor palestra de recrutamento de 2016 gratuitamente como cortesia do Congresso Brasileiro de Multinivel, dá uma olhadinha aqui: Melhor Palestra de Recrutamento de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *