Como Recrutar Pessoas Online no Multinivel (E evitar erros comuns)

Tempo de leitura: 11 minutos

Talvez você esteja se perguntando o que esses cafés da foto tem a ver com recrutamento no multinivel. Você se pergunta: “Como recrutar pessoas online no multinivel?” e eu venho com foto de café?! É alguma piada? Fica comigo que você vai entender o motivo disso.

Logo mais abaixo, eu te falo o que você precisa fazer para evitar que suas redes sociais afastem pessoas ao invés de atrair.

como recrutar pessoas online no multinivel
A lição que um café ensina sobre como recrutar online no multinivel e evitar erros comuns

ATENÇÃO: se preferir, esse conteúdo está disponível em vídeo aulas também!

Me diz como gosta de ser chamado e para qual e-mail eu devo enviar o acesso ao curso!

Perguntas que recebemos diariamente sobre recrutamento pela internet

“Me fala aí, qual é AQUELE post matador que eu posso fazer nas redes sociais pra Recrutar dezenas de pessoas de um dia pro outro?”

Eu ainda acho que tem algo muito errado sendo duplicado por aí a fora na internet sobre recrutamento digital. Será que tem alguém falando que existe uma espécie de “sacada milagrosa“? Quando vejo esse tipo de pergunta, eu automaticamente já penso isso.

“Caramba, onde será que ele viu que existe algo desse tipo? Será que disseram pra essa pessoa que existe uma fórmula mágica secreta que faz as pessoas recrutarem 190 distribuidores em 24h ao apertar um botão?” Complicado! Muito complicado!

“Então você é claramente contra o uso do Digital no Multinivel? É isso Felipe?”

Não! Sou muito a favor (inclusive tenho um treinamento sobre isso… basta descer a página para acessar gratuitamente) mas já te digo: há 80% de chance de que a forma que você tá fazendo hoje esteja completamente errada e esteja afastando as pessoas ao invés de atrair. Continua lendo que você vai entender exatamente os motivos disso.

Beleza, agora, o que os cafés da foto tem a ver com isso? Duas coisas IMPORTANTES:
– A Importância da Marca;
– O café em si.

Vamos lá, deixa eu explicar.

O café da direita na foto é do Starbucks. É uma marca monstruosa! Eles trabalham o conceito de “Branding” (marca) de forma massiva.

Isso permite que eles cobrem de 5 a 7 vezes mais pelo MESMO café que te servem na padaria. Sagazes né?

Isso quer dizer que o café pode ser uma porcaria e eles podem cobrar caro e ainda assim terão clientes comprando todos os dias? De certa forma, sim.

Pro Multinivel, a resposta da pergunta é um grande NÃO! Já falo mais sobre isso.

Perguntas que você deve se fazer para identificar os erros comuns na sua estratégia

Avalie com muita atenção:

  1. Como tá a sua “marca pessoal”?
  2. Como tá a sua foto de perfil?
  3. Como tá sua foto de capa?
  4. Como estão as fotos do seu álbum?
  5. O que você tem postado na sua linha do tempo?
  6. O que você tem compartilhado?
  7. Em que tipo de fotos você tem sido marcado?
  8. Você é um “Comercial Ambulante” que só posta links de cadastro, vídeos do plano da empresa ou faz marketing como na década de 30?

Responde pra você mesmo, não precisa me falar.

Ok! E agora, “Como Recrutar Pessoas Online no Multinivel”? O que fazer?

Vamos falar o que você precisa fazer, mas antes vamos fazer mais uma reflexão: vamos supor que eu te ensinasse a suposta sacada milagrosa e você arrumasse 190 contatos da noite pro dia com um botão.

Essas pessoas teriam vontade de trabalhar com você ao olharem o seu perfil? Elas veriam profissionalismo ou só veriam farra, bebida, sacanagem, política, joguinhos, etc?

Você entendeu onde eu quero chegar? Não adianta ter a sacada milagrosa se a fundação não foi construída na rocha. É nessa linha que eu gosto de trabalhar.

Sabendo disso, vamos lá! Siga os passos abaixo para mudar o jogo.

Foto do seu Perfil no Facebook

A primeira coisa que você pode fazer para criar uma boa imagem na internet é trabalhar a sua foto de perfil do facebook. Se você não sabe do que eu to falando, olha a imagem abaixo.

como-recrutar-pessoas-online-no-multinivel-foto-perfil

Caso você queira trabalhar corretamente na internet, você precisa trabalhar a sua “marca pessoal”. Esse trabalho começa perfeitamente com a sua foto de perfil nas redes sociais!

A dica de ouro que eu posso te dar é: vá naquelas lojinhas de fotos 3×4 no shopping mais próximo da sua casa e peça para fazer umas fotos profissionais. Geralmente eles tem um espaço reservado para isso e o custo é bem baixo!

Se você é homem:

  • Coloque uma roupa um pouco mais formal: uma pólo, uma camisa social de manga comprida e se preferir, encaixe um paletó. A ideia é passar um ar de executivo/empresário
  • Cabelo e barba: corte o cabelo e faça a barba (raspe ou ajeite) para tirar as fotos
  • SORRIA!  😃

Se você é mulher, a ideia é parecida:

  • Coloque uma roupa comportada e profissional. Nada de decotes ou coisas provocativas (ou então as pessoas não te respeitarão)
  • Faça uma maquiagem que reforce essa postura
  • SORRIA! 😃

Pronto! Você tem uma foto profissional excelente para usar no seu perfil do Facebook.

Uma outra ideia simples e eficiente para tirar essa foto é ir em algum evento da sua empresa e pedir para alguém que tenha uma câmera ou celular bom tirar uma foto bacana sua. É lógico que elas não ficarão tããão profissionais quanto as que você fizer no estúdio sugerido, mas é melhor do que não fazer nada.

Foto de Capa no Facebook

Outro ponto fundamental do seu Facebook é a sua capa! O que você está usando como capa do seu perfil pessoal? Por favor me diga que não é propaganda da empresa que você trabalha!

Se eu pudesse responder sua pergunta “Como Recrutar Pessoas Online no Multinivel?” com uma só frase, ela seria: marca pessoal e curiosidade! Esse é o ponto mais importante aqui.

Quando você coloca o nome ou logo da empresa que você desenvolve na capa do seu perfil pessoal você está cometendo dois erros (no meu ponto de vista).

  1. Você está trabalhando a marca de uma empresa ao invés da sua
  2. Você está matando completamente a curiosidade das pessoas que visitam o seu perfil

Erro #1

Pra que você entenda um pouco melhor, ao cometer o erro (1), você quebra a ideia de construir uma marca pessoal ao trabalhar uma outra marca que não seja a sua própria.

Se a empresa fechar (bata na madeira), as pessoas se voltam contra você porque você é uma extensão daquela empresa. Tudo isso porque você só falava dela ao invés de falar de você.

Erro #2

Ao cometer o erro (2), a pessoa já bate o olho no seu perfil e já tira conclusões precipitadas ao pensar:

“Ahh… o Felipe tá fazendo aquela empresa onde tem um monte de gente chata que fica chamando os outros pra entrar em pirâmide”.

Pronto! Você acaba de queimar lotes e lotes de contatos de uma vez só. O que vai acontecer quando você ligar para essa pessoa que viu seu perfil e tirou essa conclusão? NADA! Isso mesmo… você vai ligar e ela nunca vai te atender.

Você acaba de detonar o gatilho mental mais importante nesse jogo: a curiosidade.

Outro erro clássico cometido é: Não ter uma capa! Esse é um elemento que pode ser muito bem explorado e você deve aproveitar isso.

como-recrutar-pessoas-online-no-multinivel-sem-capa

Tá bom, então, o que eu devo postar? A resposta é simples!

Basta você colocar uma foto bacana de alguma paisagem com uma frase de efeito ou então pedir para alguém tirar uma foto de alguma câmera/celular bom de você em algum evento, principalmente se você estiver cercado de pessoas de sucesso.

Dá uma olhada nesses exemplos abaixo:

como-recrutar-pessoas-online-no-multinivel-capa-certa-1

como-recrutar-pessoas-online-no-multinivel-capa-certa-2

como-recrutar-pessoas-online-no-multinivel-capa-certa-3

Fotos do Seus Álbuns no Facebook

Aqui o bom senso precisa entrar em campo! Eu não vou postar fotos de outras pessoas mas eu quero que você use essa pergunta para entender se uma foto deve ser postada no seu facebook ou não.

“Imaginando a situação em que EU fosse um prospecto que EU MESMO abordei para conhecer o negócio e entrasse no MEU Facebook. Baseado no que eu veria, eu sentiria vontade de trabalhar comigo mesmo? Eu estou passando uma imagem profissional (de uma pessoa de sucesso)?”

Se a resposta for “NÃO”, não poste a foto! Essa atitude resolve um pedaço do problema. Esse pedaço é o que virá daqui pra frente, mas como lidar com o que já foi postado?

A resposta é simples. Para resolver o problema do que já foi postado, basta deletar as fotos que não se adequam a imagem que você quer passar!

Outra forma de se prevenir de fotos inadequadas é “Blindar a sua Linha do Tempo”. Você pode aprender a fazer isso no treinamento gratuito que eu fiz basta descer um pouco mais.

Postagens na sua Linha do Tempo (Timeline)

Aqui, o conceito é simples porém fundamental!

Seguindo o mesmo raciocínio das fotos dos seus álbuns: você acredita que se você torcesse para o Flamengo e alguém que te convidou para um plano tivesse diversas postagens falando mal de flamenguistas no perfil dele teria credibilidade com você?

Difícil… muito difícil!

O mesmo vale para política, religião, empregados/empreendedores ou qualquer assunto em que as pessoas assumem um posicionamento definido.

A mensagem é: cuidado com o que você compartilha/posta nas suas redes sociais. Isso pode queimar seus contatos e você nunca vai nem saber porque ele não te atende mais.

Você conseguiria imaginar que até isso influenciaria nos cuidados de como recrutar pessoas online no multinivel?

Perfil do WhatsApp (Bônus)

Aproveitando essa linha, eu quero compartilhar o que você deve fazer no WhatsApp para evitar queimar contatos.

  1. Se sua foto de perfil não é você sorrindo, troque imediatamente. As pessoas não querem ver gatinhos, cachorros, leões, águias ou logomarcas de empresas quando conversam com alguém no WhatsApp! As pessoas querem saber com quem estão falando.
  2. Se você coloca seu link de cadastro ou link da loja virtual no Status do WhatsApp você acaba de matar sua maior aliada no rumo ao sucesso: a curiosidade

A linha é a mesma do trabalho no Perfil do Facebook! Matou a curiosidade, pode desistir.

Ufa! Tudo isso que foi falado até aqui se refere a “Embalagem do Café”. Agora vamos falar do Café em si – o conteúdo. Isso também é parte do “como recrutar pessoas online no multinivel”

Sobre o Conteúdo, o que fazer?

Você percebeu que tava tudo errado e começou a modificar o seu perfil. Agora, num nível mais profundo, não é só a embalagem que importa! Você já arrumou ela, agora é FUNDAMENTAL cuidar do CONTEÚDO (o café)!

Se liga, se você recrutar uma pancada de pessoas pela internet e não souber fazer o negócio, sabe o que vai acontecer? Você vai “ganhar um dinheirinho”, no máximo! É isso que você quer no multinivel ou tá focado no longo prazo? Se “ganhar um dinheirinho” é o que você quer, esse artigo não é para você.

Assim como o café do Starbucks, as pessoas podem até “te comprar” por um tempo, mas depois a casa cai. Sem conteúdo de qualidade, sem as habilidades básicas pra desenvolver esse negócio, não existe “sacada milagrosa” de recrutamento digital que salve.

A boa notícia é que tudo isso que eu falei aqui está resumido num mini-curso gratuito em vídeo que você pode requisitar clicando no botão abaixo. Ele te ensina como recrutar pessoas online no multinivel

Me diz como gosta de ser chamado e para qual e-mail eu devo enviar o acesso ao curso!

p.s  eu não posso garantir a “sacada milagrosa” da internet seja ensinada no curso gratuito, mas se você conhece alguém que quer aprender a ser um Profissional diferenciado nesse mercado, por favor, compartilha esse conteúdo com ele. Conto com você, ok?

p.p.s  se você tem pouco tempo para desenvolver multinivel e está se perguntando como cadastrar no multinivel sem tempo, dá uma olhadinha nesse artigo aqui: como cadastrar no multinivel sem tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *